Tipos de Diabetes

Tipos de Diabetes
Tipos de Diabetes

Tipos de diabetes que acometem o ser humano é o principal objetivo deste texto. Porém, antes de falar dos tipos, quero definir o diabetes.

Vamos lá?

Diabetes nada mais é que uma doença que tem como característica a elevação de hiperglicemia, em outras palavras, aumento de glicose no sangue.

Esse problema pode ocorrer devido a uma falha nos hormônios ou na secreção de insulina, substância que costuma ser fabricada no pâncreas através de células mais conhecidas como beta.

 

A insulina em nosso organismo funciona de maneira a permitir a entrada da glicose para nossas células, para que possam ser aproveitadas nas múltiplas atividades do organismo.

Ou seja, a insulina é responsável pelo controle da glicose em nosso corpo, quando acontece alguma falha ou algum problema em sua ação, gera a hiperglicemia.

 

Os tipos mais comuns de Diabetes, são:

 

Tipos de Diabetes
Tipos de Diabetes

 

  • Do tipo 1:

    Esse tipo de diabete ocorre de 5 a 10{95cc9090e4ad8e8ef084b09f28c0c252e11b4d857a8218791db3a37b70447b3e} dos pacientes, este tipo de diabete consiste na perda da capacidade do pâncreas na produção de insulina devido a problemas imunológicos, cria-se anticorpos que acabam atacando as células responsáveis pela por estes hormônios.

 

  • Pré-diabetes:

    Este termo é comumente utilizado para definir pacientes que tem grandes possibilidades de desenvolver este mal, ficando entre o saudável e o tipo 2. Em pacientes tipo 1 não existe a possibilidade de existir um pré-diabetes pelo fato da disposição genética. Podendo se manifestar em qualquer idade.

 

  • Do tipo 2:

    Na diabete tipo 2 existem uma combinação de dois agravantes para causar o problema. São eles: redução da secreção da insulina e um problema relacionado a sua ação que é mais conhecido como: resistência à insulina. A diabete tipo 2 pode ser facilmente tratada à base de remédios injetáveis ou orais. Porém, com o passar do tempo a doença pode apresentar quadros de agravamento. O tipo 2 acomete cerca de 90{95cc9090e4ad8e8ef084b09f28c0c252e11b4d857a8218791db3a37b70447b3e} dos pacientes.

 

  • Diabetes Gestacional:

    Como o próprio nome já diz, esse é um tipo de Diabetes que acomete as mulheres gestantes. Este problema é causado devido à um aumento de glicose diagnóstico na gestação. Não se sabe ao certo a causa do surgimento da Diabetes em gestantes. Entretanto, já foi comprovado que a doença pode persistir depois do parto.

 

Tipos de Diabetes
Tipos de Diabetes

 Outros tipos de Diabetes:

Existem outros fatores que podem desencadear esse problema, geralmente relacionados a defeitos genéticos ou algumas doenças, são eles:

 

  • problemas genéticos relacionados a célula beta;
  • por doenças relacionadas ao pâncreas, como: neoplasia, hemocromatose, pancreatite e etc);
  • defeitos genéticos relacionados à insulina;
  • ou induzidos por produtos químicos ou uso de drogas (corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, diuréticos, etc).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *